Quem não gosta de ouvir elogios? Palavras positivas nos fazem sentir bem, nos incentivam e motivam. Porém quando se trata da educação de nossos filhos, alguns cuidados são necessários. Enaltecer os acertos das crianças é tática usada por muitos pais e mães no processo de educação para fortalecer a autoestima e a confiança os filhos, principalmente na como recompensa pelo comportamento correto.
Para a psicopedagoga Rosely Gayoso, a "exarcebação do acerto" é reprovável, ela afirma que se você supervaloriza o acerto, quando a criança errar ou não ser capaz de realizar algo, ela vai se deprimir. Portanto é necessário fazer com que as relações aconteçam de forma naturalizada, tanto no erro quanto no acerto.
A questão é, certamente é importante sim, valorizarmos os avanços, acertos e aprendizagem de nossos filhos, mas temos que nos atentar para que não haja um exagero nesta valorização, para que desta forma a criança entenda que assim como há acertos, existirão erros e derrotas. O sentido empregado aqui refere-se à formação do caráter de nossos filhos e, é claro, não deve ser entendido como um incentivo ao cometimento de erros por parte das crianças, uma vez que compreendemos que as questões mais sérias ditas como as "Leis celestes" devem ser sempre respeitadas.
Porém elogios são muito importantes, palavras de incentivo e valorização não devem ser evitadas, contudo é de extrema importância que
exista a verdadeira sinceridade nas palavras ditas. É importante deixar que seu filho (a) saiba que você confia e acredita nele, mas ao mesmo tempo que ele saiba a realidade sempre, não devendo nunca fazer com que ele acredite ser algo que não o é. Deve existir muita sinceridade e verdade na educação dos nossos filhos, pois deste modo eles podem crescer aprendendo isso, até que tome como princípio para sua vida, os valores e verdades aprendidos.
O cuidado com os elogios são importantes também na escola, a supervalorização de um aluno por sua conquista os vitória pode causar frustração àqueles que, também deram o seu melhor mas nõ conseguiram alcançar o resultado exigido. Se eu dou o meu melhor, mas o meu melhor não é melhor que o outro, significa que eu consigo superar limites, quebrar barreiras, mas não sou valorizada.
Portanto, na questão dos elogios ou dos castigos, o importante é o diálogo. Tanto o elogio como o castigo, são a repressão que a sociedade usa para manter os grandes egos. Não devemos esquecer que as coisas mais profundas e importantes do mundo são invisíveis aos nossos olhos, e os valores mais preciosos estão no coração. "Quanto maior o orgulho, maior a queda".
terça-feira, 17 de setembro de 2013