A criança desde pequena convive com situações verbais onde aprendem a falar desde cedo, em seguida no âmbito escolar ampliam sua capacidade de compreensão e produção de textos orais. O mesmo ocorre com a escrita, no cotidiano elas vão se construindo como sujeitos letrados (através de rótulos, embalagens, placas).
As crianças que vivem em ambientes ricos em experiências de leitura são motivadas a iniciar tais práticas. Portanto cabe à escola proporcionar a vivência de práticas de leiturae produção de texto e desenvolvimento dos conhecimentos da escrita alfabética ( não só a escola como também aos pais através de HDH por exemplo).
Contudo é importante não só o contato dos estudantes com diferentes textos, mas sim a mediação para a apropriação do sistema de escrita alfabética. Consideramos alfabetizada a criança que sabe ler e escreve, e letrada a criança que sabe ler e escrever e responde adequadamente às demandas sociais da leitura e escrita, ou seja, compreende o mundo.
Portanto o nosso maior desafio como educadores atualmente é alfabetizar letrando, pois seria o caminho para a superação dos problemas que enfrentamos nas etapas de escolarização. Alfabetizar letrando requer a democratização da vivência de práticas de uso da leitura e da escrita ajudando a criança a reconstruir essa invenção social que é a escrita alfabética.
sexta-feira, 10 de maio de 2013